Vinho punto org | Portal do Vinho
O vinho é uma bebida alcoólica produzida por fermentação do sumo de uva. Na União Europeia o vinho é legalmente definido como o produto obtido exclusivamente por fermentação parcial ou total de uvas frescas, inteiras ou esmagadas ou de mostos; no Brasil é considerado vinho a bebida obtida pela fermentação alcoólica de mosto de uva sã, fresca e madura, sendo proibida a aplicação do termo a produtos obtidos a partir de outras matérias-primas.
-
Actualmente o vinho espanhol é caracterizado e associado a vinhos jovens, frutados e frescos e vai-se perdendo a ideia, internacionalmente, que vinho espanhol é sinónimo de vinhos tintos baratos, de qualidade mediana e com baixo grau de complexidade. A Espanha tem cerca de 52 regiões de vinho designadas e algumas das (...)
-
-
Há quem diga que a criação das uvas Chardonnay resultou de um cruzamento casual entre as vinhas Gouais Blanc e Pinot, embora esta tese não seja consensual, uma coisa é certa as uvas Chardonnay, em Mâconnais, está intimamente liga a uma aldeia homónima localizada na parte sul da famigerada região francesa de Burgundy.
Merece menção que o Gouais Blanc é de origem croata e chegou a terras gaulesas pela mão dos romanos tratando-se de uma variedade de uvas praticamente extinta.
Acredita-se que foram (...)
-
Há vestígios das uvas Merlot desde o primeiro século Depois de Cristo, em França, mas quando queremos falar das uvas Merlot como casta de superior qualidade teremos que nos remontar ao século XIX. Merlot, à semelhança de outras castas francesas, descendem da casta “Biturica”, a primeira variedade de uvas plantada na região de Bordeaux, pelos romanos há cerca de dois mil anos atrás.
A variedade de uvas Merlot é bastante recente, em termos históricos, e, por conseguinte, a primeira referência escrita a (...)
-
O vinho tinto francês Cabernet Sauvignon é um dos vinhos tintos mais populares do mundo e um daqueles que tem melhor relação preço-qualidade.
É um vinho relativamente recente e até há pouco tempo a sua origem e datação estava envolvida em grande mistério, mas com as novas tecnologias, nomeadamente com o uso do ADN, a sua origem e datação ficou finalmente esclarecida.
Os primeiros registos escritos relativamente ao Cabernet Sauvignon foram encontrados no Chateau Mouton, França, enquadrados (...)
-
As regiões vitivinícolas (terroirs) mais famosas pela produção de vinho são as seguintes: Alsácia, Bordeaux, Borgonha, Champagne, Languedoc, Loire, Provença e Vale do Ródano (Rhône).
O vinho francês destaca-se dos demais pela sua qualidade, pela sua excelência e também pela sua variedade registada pelas dezenas regiões vitivinícolas francesas.
O destaque maior vai para a região de Bordeaux onde se produz alguns dos melhores vinhos mundiais, sendo acompanhada a qualidade pelo preço muitas vezes (...)
-
A França é uma referência incontornável no panorama dos vinhos, não só porque é na França que são produzidos maior parte dos vinhos mais famosos e mais importantes do mundo, mas também porque a França é o maior produtor mundial de vinho do mundo com cerca de 5 mil milhões de litros produzidos por ano à frente de países como a Itália, Espanha ou Estados Unidos, mas também porque os franceses são, conjuntamente com os norte-americanos, os maiores consumidores de vinho.
A história do vinho em França (...)