Vinho Françês, Os Terroirs



As regiões vitivinícolas (terroirs) mais famosas pela produção de vinho são as seguintes: Alsácia, Bordeaux, Borgonha, Champagne, Languedoc, Loire, Provença e Vale do Ródano (Rhône).

O vinho francês destaca-se dos demais pela sua qualidade, pela sua excelência e também pela sua variedade registada pelas dezenas regiões vitivinícolas francesas.

O destaque maior vai para a região de Bordeaux onde se produz alguns dos melhores vinhos mundiais, sendo acompanhada a qualidade pelo preço muitas vezes exorbitantes, é nesta região que se produz o famoso vinho de Bordeaux com claro destaque para o vinho tinto embora também haja vinho branco em menor quantidade mas com reconhecida qualidade (oriundo principalmente de castas Savignon Blanc) ou vinhos doces. O vinho tinto Bordeaux clássico é normalmente resultado da mistura de 3 castas excepcionais Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc, com cor avermelhada semelhante a um ruby, tem tendência a ser um vinho leve consistentemente frutado (amoras, frutos silvestres), sabor a madeira entre outros e com aroma relevante a caixa de cigarro.

Mas nem só de vinhos Bordeaux vive o prestígio francês, a França é a maior referência mundial no campo dos vinhos não só pela quantidade produzida mas também pela qualidade patenteada e isso também se deve aos famosos vinhos brancos espumantes da região de Champanhe, os vinhos Champanhe intitulados por alguns como os “reis dos vinhos” são usados em comemorações e celebrações em todo o mundo, para além do vinho efervescente da região de Champanhe simbolizar em certa medida “status” social e grandeza especialmente quando se trata de um Dom Perignon ou outros Champanhes “premium” da Möet & Chandon ou outra casa de referência na região de “Champagne”.

Mas é impossível falar de vinhos francês sem falarmos da região vinícola de Borgonha (Burgundy (en) - Bourgogne (fr)) que se localiza no centro-este francês e através da sua política de casta única para a constituição de vinhos, apresenta alguns dos vinhos tintos e brancos com mais categoria de França. As castas mais usadas são: Pinot Noir e Gamay para os “tintos” e Chardonnay, Pinnot Blanc e Aligoté para vinhos brancos e permitem produzir vinhos como o Burgundy tinto e branco, Chablis ou Mâcon Rouge/Blanc.

Mas a França é muito rica e diversa nos vinhos que tem para oferecer e um pouco por todo lado há vinhos de referência a nível nacional ou internacional. O difícil é conhecer pois na Alsácia também temos o Riesling, Gewurztraminer, ou o Moscatel da Alsácia, no Vale do Ródano, temos, por exemplo, os vinhos tintos de Syrah e diversos tipos de vinhos brancos ou em Languedoc onde podemos encontrar diversos vinhos tintos e brancos rotulados como “Vin de Pays” a bom preço e com qualidade bastante aceitável.

Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0