Vinhos da frança
Vinho, Vinhos da frança
-
-
A França é uma referência incontornável no panorama dos vinhos, não só porque é na França que são produzidos maior parte dos vinhos mais famosos e mais importantes do mundo, mas também porque a França é o maior produtor mundial de vinho do mundo com cerca de 5 mil milhões de litros produzidos por ano à frente de países como a Itália, Espanha ou Estados Unidos, mas também porque os franceses são, conjuntamente com os norte-americanos, os maiores consumidores de vinho.
A história do vinho em França (...)
-
As regiões vitivinícolas (terroirs) mais famosas pela produção de vinho são as seguintes: Alsácia, Bordeaux, Borgonha, Champagne, Languedoc, Loire, Provença e Vale do Ródano (Rhône).
O vinho francês destaca-se dos demais pela sua qualidade, pela sua excelência e também pela sua variedade registada pelas dezenas regiões vitivinícolas francesas.
O destaque maior vai para a região de Bordeaux onde se produz alguns dos melhores vinhos mundiais, sendo acompanhada a qualidade pelo preço muitas vezes (...)
-
O vinho tinto francês Cabernet Sauvignon é um dos vinhos tintos mais populares do mundo e um daqueles que tem melhor relação preço-qualidade.
É um vinho relativamente recente e até há pouco tempo a sua origem e datação estava envolvida em grande mistério, mas com as novas tecnologias, nomeadamente com o uso do ADN, a sua origem e datação ficou finalmente esclarecida.
Os primeiros registos escritos relativamente ao Cabernet Sauvignon foram encontrados no Chateau Mouton, França, enquadrados (...)
-
Há vestígios das uvas Merlot desde o primeiro século Depois de Cristo, em França, mas quando queremos falar das uvas Merlot como casta de superior qualidade teremos que nos remontar ao século XIX. Merlot, à semelhança de outras castas francesas, descendem da casta “Biturica”, a primeira variedade de uvas plantada na região de Bordeaux, pelos romanos há cerca de dois mil anos atrás.
A variedade de uvas Merlot é bastante recente, em termos históricos, e, por conseguinte, a primeira referência escrita a (...)
-
Há quem diga que a criação das uvas Chardonnay resultou de um cruzamento casual entre as vinhas Gouais Blanc e Pinot, embora esta tese não seja consensual, uma coisa é certa as uvas Chardonnay, em Mâconnais, está intimamente liga a uma aldeia homónima localizada na parte sul da famigerada região francesa de Burgundy.
Merece menção que o Gouais Blanc é de origem croata e chegou a terras gaulesas pela mão dos romanos tratando-se de uma variedade de uvas praticamente extinta.
Acredita-se que foram (...)
-
O nome Champanhe é conhecidos de todos os apreciadores de vinho na Europa, em particular, e no mundo em geral e a sua história e tem lugar de destaque em todos o tipo de celebrações ou festividades.
Como acontece normalmente nos vinhos gauleses, o vinho das bolhas também está ligado a uma região/província francesa onde foi beber o seu nome e as suas raízes.
A província de Champanhe situa-se num sítio nevrálgico em termos estratégicos, geopolíticos e económicos, nomeadamente no noroeste francês, (...)
-
No país capital do vinho mundial e famoso pela qualidade e variedade dos seus vinhos tem numerosas regiões vitivinícolas espalhadas um pouco por todo o país.
As mais famosas regiões vitivinícolas francesas delimitadas são: Champagne, Córsega, Côtes du Rhône, Jura, L´Est, Languedoc-Roussillon, Provence, Savoie, Sud-Ouest, Vale de Loire, Bourgogne, Bordeaux, Alsácia.
A região vitivinícola francesa, e provavelmente do mundo, mais famosa é a Região de Bordeaux, localizada a sudoeste do território francês, (...)
-
Os vinhos de Bordeaux são os mais famigerados e bem sucedidos vinhos em França e mesmo no Mundo – havendo cerca de 7000 propriedades vitivinícolas onde são recolhidas as uvas que estão na origem dos vinhos de Bordeaux. Os vinhos de Bordeaux são tão famosos e têm tanta qualidade que até foi criado um sistema próprio para rotular e hierarquizar os vinhos de Bordeaux.
A região de Bordeaux é provavelmente a mais antiga região vitivinícola do mundo no que concerne aos vinhos de excelência pois (...)