Vinho punto org | Portal do Vinho
O vinho é uma bebida alcoólica produzida por fermentação do sumo de uva. Na União Europeia o vinho é legalmente definido como o produto obtido exclusivamente por fermentação parcial ou total de uvas frescas, inteiras ou esmagadas ou de mostos; no Brasil é considerado vinho a bebida obtida pela fermentação alcoólica de mosto de uva sã, fresca e madura, sendo proibida a aplicação do termo a produtos obtidos a partir de outras matérias-primas.
-
No processo da feitura do vinho sobressai naturalmente o processo de fermentação. O processo de fermentação pode ser definido como o processo pelo qual a levedura converte o açúcar presente na fruta em dióxido de carbono e álcool. Em seguida o dióxido de carbono (CO2) desvanece-se pelo ar ficando o desejado vinho, embora (...)
-
-
O famoso Vinho do Porto está associado à mais antiga região vitivinícola do mundo, a região demarcada do Douro, instituída pelo estadista e visionário Marquês de pombal no ano de 1756.
A região vinícola do Alto Douro, parte norte da região demarcada do Douro, foi nomeada pela UNESCO – Património Mundial da Humanidade em 2001.
O vinho do Porto, produzido na mais antiga região demarcada do mundo, para além de ser um óptimo digestivo, reconhecido internacionalmente, funciona muito bem como acompanhamento (...)
-
O vinho verde, apesar do nome, pode ser muita coisa – vinho branco,vinho tinto até vinho rosé, mas vinho de cor verde não é certamente embora possa ter alguns laivos de verde no vinho verde branco. O vinho verde é assim designado porque é um vinho muito jovem pouco amadurecido, à semelhança da fruta que quando está pouco amadurecida se designa de fruta que está verde. A designação também se deve ao facto de as destilarias colocarem o vinho à venda na época primaveril e este, o vinho verde, (...)
-
No país capital do vinho mundial e famoso pela qualidade e variedade dos seus vinhos tem numerosas regiões vitivinícolas espalhadas um pouco por todo o país.
As mais famosas regiões vitivinícolas francesas delimitadas são: Champagne, Córsega, Côtes du Rhône, Jura, L´Est, Languedoc-Roussillon, Provence, Savoie, Sud-Ouest, Vale de Loire, Bourgogne, Bordeaux, Alsácia.
A região vitivinícola francesa, e provavelmente do mundo, mais famosa é a Região de Bordeaux, localizada a sudoeste do território francês, (...)
-
O nome Champanhe é conhecidos de todos os apreciadores de vinho na Europa, em particular, e no mundo em geral e a sua história e tem lugar de destaque em todos o tipo de celebrações ou festividades.
Como acontece normalmente nos vinhos gauleses, o vinho das bolhas também está ligado a uma região/província francesa onde foi beber o seu nome e as suas raízes.
A província de Champanhe situa-se num sítio nevrálgico em termos estratégicos, geopolíticos e económicos, nomeadamente no noroeste francês, (...)
-
Nos dias de hoje, segundo dados de 2009, do Wine Institute, a Itália é o segundo maior produtor mundial, muito perto da França, com uma produção anual de 4.650 milhões de litros anuais. Sendo o terceiro maior consumidor do mundo e apresentando cerca de 693 milhões de hectares de vinhas em todo o país.
O sistema de denominação italiano compreende 4 categorias, a saber: Vino de Tavola (Vinho de Mesa), Indicazione Geográfica Típica ( IGT-Vinho Regional), Denominazione Di Origine Controllata (...)