Historia do vinho na Califórnia



A região da Califórnia é comummente rotulada de região de vinho do Novo Mundo, embora esse rótulo seja discutível até porque já no século XVIII se produzia vinho no “Estado Dourado”.

A Califórnia é o baluarte da produção vitivinícola nos Estados Unidos da América, representando cerca de nove décimos da produção total de vinho desse pais. A história da produção de vinho no estado californiano está intimamente ligada aos espanhóis que ocuparam o México, no século XVIII.

Com efeito, segundo os anais da história, a história do vinho na Califórnia começou em 1769, graças ao missionário franciscano Junipero Serra – dando origem à casta “Missão”, ou “Mission” em espanhol, esta variedade de uvas pretas pequenas foi casta de referência na Califórnia até ao último quarto do século XIX. Mas na segunda metade do século XIX, a indústria vitivinícola californiana conheceu novos desenvolvimentos graças à importações de vinhas europeias pelo francês Jean-Louis Vignes e especialmente pelo húngaro Agoston Harazsthy – visionário da Indústria do Vinho que não só importou centenas de variedades de uvas da Europa, como criou a Destilaria Buena Vista, preconizou as vinhas sem irrigação e adoptou as caves como lugar ideal de armazenamento do Vinho.

À semelhança de vários países europeus, também as vinhas da Califórnia foram fustigadas pela praga chamada Filoxera, nos finais do século XIX, mas nem esse facto, nem a “lei seca” nos Estados Unidos, na década de vinte e inícios dos anos trinta do século XX, impediram a manutenção de uma forte tradição vitivinícola na Califórnia, nos nossos dias. Actualmente a casta de referência na Califórnia é Chadonnay, mas também podemos encontrar Merlot, Cabernet Sauvignon, Zinfadel Branco ou Sultanina (designada pelos norte-americanos como Thompson Seedless). Actualmente, as cercas de 2500 destilarias da Califórnia são responsáveis por cerca de 2,5 biliões de litros produzidos anualmente e com notáveis taxas de crescimento.

Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0