Vinho do Porto



PÀGINAS :

O famoso Vinho do Porto está associado à mais antiga região vitivinícola do mundo, a região demarcada do Douro, instituída pelo estadista e visionário Marquês de pombal no ano de 1756.

A região vinícola do Alto Douro, parte norte da região demarcada do Douro, foi nomeada pela UNESCO – Património Mundial da Humanidade em 2001.

O vinho do Porto, produzido na mais antiga região demarcada do mundo, para além de ser um óptimo digestivo, reconhecido internacionalmente, funciona muito bem como acompanhamento ideal para sobremesas, especialmente o vinho do Porto mais envelhecido, como bolos de rum, tiramisú entre outras sobremesas. O vinho do Porto também faz boa parelha com queijos, nomeadamente Fourme d´Albert, Gorgonzola e Roquefort. Dado ser um vinho encorpado, maduro, com grande teor alcoólico e doce também pode ser usado como acompanhamento para pistáchios, noz e amêndoas.

A região demarcada do Vinho do Porto, situada no Noroeste de Portugal, no Vale do Rio Douro e obedece a princípios e regras próprias, apesar de cada quinta/herdade poder definir por si quais os seus vinhos vintage, de acordo com a sua percepção de qualidade.

Há cerca de 48 castas que podem resultar no vinho do Porto, com destaque para a tinta raiz, a tinta francesca e as tourigas. O vinho do Porto estagia em carvalho algum tempo e depois é misturado com outros anos de acordo com a percepção de qualidade do ano em causa e de acordo com o tipo de vinho do Porto que se quer produzir, depois fortifica e amadurece em garrafas.

Há dois estilos de vinhos do Porto essenciais: Ruby e Tawny, conforme a sua natureza também o seu gosto, aroma e características. Embora também mereça menção Vinho do Porto Branco, produzido naturalmente a partir de castas de vinho branco como a Codega, Gouveio ou Donzelinho, deve ser servido fresco ou frio e existe uma grande graduação quanto à doçura pois existem Vinhos do Porto Brancos muito doces,muito secos e Vinhos do Porto Brancos com variações intermédias. È através do Vinho do Porto Branco que se produz a famosa bebida refrescante Portonic que é elaborada a partir de Porto Branco, água tónica, complementada com cubos de gelo e rodela de limão. Havendo ainda a noção introduzida pela Niepoort, o Vinho do Porto Garrafeira em que após estágio em casca de carvalho, o vinho amadurece 30 anos ou mais em garrafões de vinho com 10 litros de capacidade. Dentro do estilo Ruby, existe Vinho do Porto Ruby (versão básica), que é um vinho tinto jovem, encorpado, com cor encarnada escura, daí a sua designação de Ruby (Rubi), resultado de misturas é especialmente adequado para cocktails ou para cozinhar. O vinho do Porto Ruby normalmente é vendido com 3 anos idades, incluindo um ano de estágio em casca de carvalho e é o Vinho do Porto ideal para quem quer um bom rácio preço/qualidade e para quem se está a iniciar neste néctar dos deuses. O casamento entre um Porto Ruby e queijos azuis, sobremesas com frutos silvestres ou mesmo chocolate é particularmente feliz.


PÀGINAS :
Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0