Vinho do Porto



PÀGINAS :

Ainda dentro dos Vinhos do Porto de estilo Ruby, temos o Vinho do Porto Late Bottled Vintage (LBV), estes vinhos são envelhecidos em casca de carvalho 4 a 6 anos e comummente estão prontos a ser consumidos em garrafa após a compra, apesar de terem potencial de envelhecimento. Caracterizam-se por apresentar um carácter encorpado e uma cor encarnada bem vincada, podendo ser servido à temperatura do compartimento onde é servido ou um pouco mais fresco apresentando na sua essência uma grande complexidade de sabores até porque é um vinho somente de um determinado ano. Há ainda o Porto Single Quinta, oriundo apenas de uma determinada quinta ou herdade, mas o rei dos Vinhos do Porto é sem dúvida o Vinho do Porto Vintage – que é o produto de um determinado ano vinícola – considerado excepcional – formado a partir de uma só vinha, ao fim de um par de anos é engarrafado ainda intensamente frutado e encorpado com alto teor de tanino e assim está até atingir o seu pico de maturação que pode ir desde os 10 anos até aos 20 ou mais anos. É o creme-de-lá-creme dos Vinhos do Porto e é vendido a preço elevados de acordo com o estatuto e qualidade que detém. Dados os sedimentos adquiridos ao longo do processo de envelhecimento é inevitável executar o processo de decantação, este processo é indicado para a generalidade dos Vinhos do Porto, antes de consumi-lo.

Noutro estilo diferente temos os Portos Tawny – que são envelhecidos em madeira, nomeadamente em barris com idades compreendidas entre os 10 a 40 anos, caracterizam-se por apresentarem uma cor acastanhada e um sabor a nozes. Também dentro deste estilo temos o Vinho do Porto Colheita são envelhecidos em madeira, basicamente da mesma maneira que os Portos Tawny mas dizem respeito apenas a um determinado ano (colheita) e têm um estágio em barris, por tempo nunca inferior a sete anos, apresentado um forte toque a frutos secos em termos de sabor e distingue-se assim dos Portos Tawny que são resultado de várias colheitas.

Deve-se ter alguns cuidados com o vinho do Porto, para além da decantação, já falada, deve-se servir, regra geral, um Porto num copo tulipa não muito alto, e a temperaturas entre os 18 e 20 graus Celsius. Deve-se ter especial atenção à capacidade e melhores formas de preservação do Vinho do Porto em questão, de modo a que o Vinho do Porto servido seja sempre um Vinho do Porto de alta de qualidade. E claro, é preciso ter cuidado com o alto teor alcoólico do Vinho do Porto que ultrapassa facilmente os 20 por cento de volume.


PÀGINAS :
Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0