Vinho de Bordeaux



PÀGINAS :

No século XVII os holandeses eram os principais importadores do vinho Bordeauz e com eles surgiram técnicas mais apuradas de trabalhar a produção de vinho nomeadamente ao nível da fermentação e envelhecimento. E assim a cor dos vinhos passou a ser mais escura e avermelhada. Em 1855, Napoleão III, no contexto da Exposição Universal de Paris, ordenou que fosse estabelecida uma classificação dos melhores vinhos Bordeaux e assim nasceu a Classificação Oficial de Vinhos Bordeaux de 1855 – de acordo com a reputação dos “château” e de acordo com o preço dos mesmos.

As vinhas da região de Bordeaux sofreram com as intempéries dos finais do século XIX e meados da década de 50 do século passado, mas as vinhas devastadas foram replantadas e actualmente quase 98 por cento dos vinhos Bordeaux são bem sucedidos segundos os padrões da Denominação de Origem Controlada (DOC) – conhecida em França como AOC.

O clima da região de Bordeaux é uma das principais razões do sucesso do vinho desta zona de França – apresenta um clima temperado que beneficia da influência do Oceano Atlântico e do estuário do Gironde. Se excluirmos calamidades e intempéries que atingiram a região de Bordeaux, e outras regiões vitivinícolas, em meados da década de 50 do século passado e que destruíram muitas vinhas devido ao rigoroso Inverno que assolou a França nesses tempos, a região de Bordeaux caracteriza-se por ter um clima ameno no Inverno, assim como na Primavera e no Outono. Os Verões, onde são plantadas as castas do denominado Vinho de Bordeaux, são cada vez mais quentes possivelmente devido ao aquecimento global da Terra, mas isso permite que as uvas mais facilmente atinjam a maturidade ideal.
Algumas das mais famosas castas da região de Bordeaux são Cabernet Sauvignon, Merlot, Muscadet, Sauvignon Blanc e Cabernet Franc. As castas Cabernet Sauvignon ou Merlot são as castas dominantes em quase todos os vinhos tintos de Bordeaux e a terceira casta de vinhos tintos acaba por ser Cabernet Franc mas longe da importância das duas primeiras castas.


PÀGINAS :
Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0