Vinho de Bordeaux



PÀGINAS :

Os vinhos de Bordeaux são os mais famigerados e bem sucedidos vinhos em França e mesmo no Mundo – havendo cerca de 7000 propriedades vitivinícolas onde são recolhidas as uvas que estão na origem dos vinhos de Bordeaux. Os vinhos de Bordeaux são tão famosos e têm tanta qualidade que até foi criado um sistema próprio para rotular e hierarquizar os vinhos de Bordeaux.

A região de Bordeaux é provavelmente a mais antiga região vitivinícola do mundo no que concerne aos vinhos de excelência pois já no primeiro século Depois de Cristo há referência do cultivo da casta Biturica, predecessora da casta Cabernet Sauvignon, em Garonne pelos Bituriges Vvisques – povo gaulês.

O crescimento da produção de vinho na região de Bordeaux não se fez via Clero mas sim por via dos mercadores e comerciantes facto ao qual não deve ser alheio o facto de o Oceano Atlântico e o Port de la Lune , antigo porto de Bordéus, estarem tão perto.

A venda dos vinhos de Bordeaux conheceram um grande crescimento com o casamento entre Leonor de Aquitânia e Henrique II, no século XII, acabando Leonor por promover os vinhos de Bordeaux de forma tão convincente que os carregamentos para as Ilhas Britânicas tomaram dimensões gigantescas.Com tamanho não é de estranhar que os vinhos de Bordeaux especialmente destinados para exportação, Inglaterra principalmente, tivessem curta fermentação, cor pálida e fossem de consumo rápido (os Clairet).


PÀGINAS :
Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0