Chardonnay



PÀGINAS :

O vinho branco Chardonnay também é conhecido como Aubaine (Burgundy), Beaunois (Burgundy), Noirien Blanc (Zona Este francesa), Pinot Chardonnay ou Melon Blanc.

Merece menção que as uvas brancas Chardonnay são utilizadas nos vinhos brancos borgonheses de Meursault e Montrache. As uvas da variedade Chardonnay também estão presentes nos champanhes da região de Champagne e nos vinhos Chablis. Também está presente nos Chardonnays do Hunter Valley e The Gurdies Winery da Austrália. Mas é um vinho de carácter universal sendo de relevo, em termos de qualidade e quantidade, as produções na Nova Zelândia, África do Sul, Austrália, Califórnia ou Reino Unido.

Nos Estados Unidos a variedade de uvas Chardonnay tem tido grande sucesso, com especial incidência a partir da segunda metade do século XX, e continua a ser variedade de vinho branco mais vendido e com potencial de expansão em termos de produção e comercialização. Chardonnay é um vinho popular, por parte dos produtores, pela sua facilidade de crescimento, o que permite altos rendimentos; mas também é popular entre os consumidores porque é um vinho fácil de beber com uma rica gama de sabores e aromas e com um carácter frutado bem pronunciado. Isto sem falar que tendo em conta o excelente binómio preço-qualidade, pode-se conseguir uma boa garrafa de Chardonnay por 10/15 euros.

Embora possam haver Chardonnays que consigam durar meia década ou mais, normalmente os Chardonnays são para consumir no próprio ano de compra ou na pior das hipóteses no ano a seguir. O vinho Chardonnay combina bem com marisco ou carne vermelha leve assim como com certos queijos como o famoso Brie ou Provolone.


PÀGINAS :
Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0