Vinho do Brasil



PÀGINAS :

Actualmente o Brasil é, segundo dados de 2009, o décimo sétimo maior produtor mundial do mundo (quinto maior produtor no hemisfério sul), e na América Latina fica apenas atrás de Argentina e Chile, com uma produção estimada de 240 milhões de litros por ano, fruto, também, de um grande aumento da terra cultivável na última década – actualmente mais de 90 mil hectares no Brasil são destinados à vitivinicultura. O vinho brasileiro está em clara expansão e com cada vez mais fama e reputação a nível mundial as exportações não para de crescer. Não é assim de admirar que o vinho já seja responsável por receitas superiores a 2 mil milhões de euros e a tendência é para aumentar até porque o vinho brasileiro está em claro ascendente nos países ditos B.R.I.C – especialmente Rússia e China.

O vinho brasileiro tira partido de condições climatéricas únicas, dado o facto de ser um país imensamente grande e de ser um país tropical oferece condições climatéricas diversas e vantajosas para a produção de vinho, se juntarmos a esta vantagem, o facto de o mercado brasileiro tirar partido da experiência de outros países sul-americanos como é o caso da Argentina e de ter preços muitos competitivos percebemos o porquê da redescoberta do vinho brasileiro a nível mundial.

Mais de nove décimos da produção brasileira reside na serra gaúcha, localizada entre o Uruguai e o Oceano Atlântico, no sudeste brasileiro – que apresenta muito bons condições para a produção de vinho pois não tem grande amplitude térmica, os nevões são pouco frequentes, os verões são amenos e os Invernos não costumam ser pouco rigorosos. Paralelamente à produção de vinho no Rio Grande Sul, surge outra região vitivinícola no Brasil denominada de Vale do São Francisco no seco Norte Brasileiro, mas tem a particularidade de permitir duas colheitas anuais.

Centrando-nos no Rio Grande do Sul impera acima de tudo as variedades Bordeaux, tanto tinto como branco, mas também são plantadas variedades de Muscat (Moscatel), Pinnot Noir ou Chardonnay, assim como algumas variedades menos conhecidas como, por exemplo, Egiodola. Os vinhos brasileiros caracterizam-se por terem um relativamente baixo teor alcoólico, por serem vinhos secos, frescos e excelentes para acompanharem uma refeição. Alguns dos mais prestigiados vinhos brasileiros são os vinhos Merlots e os vinhos espumantes. Mas um dos problemas dos vinhos brasileiros é a sua própria diversidade variedade acabando por ser difícil vender a ideia de um vinho brasileiro tipo ao nível das exportações.


PÀGINAS :
Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0