Tudo sobre Vinho
Vinho, Tudo sobre Vinho
-
-
O vinho, ao contrário de outras bebidas, foi certamente criado de forma casual pois trata-se de uma evolução natural do líquido da uva.
Segundo uma lenda da Pérsia antiga quem descobriu o vinho foi uma princesa da corte que tinha perdido a preferência por parte do rei e perante esse facto tentou envenenar-se a si própria com algumas uvas de mesa “derramadas” numa jarra.
Acredita-se que o berço do vinho terá sido na zona circundante do Mar Cáspio e na Mesopotâmia, onde actualmente se situam os países (...)
-
A Enologia é vulgarmente conhecida como a ciência/estudo da criação e produção de vinhos, sendo muitas vezes associada a Vinicultura ou Vitivinicultura, embora em termos técnicos sejam coisas distintas. Em termos etimológicos, o vocábulo Enologia advém de duas palavras gregas: “oinos” (que significa vinho) e “logos” (palavra ou discurso).
Actualmente a Enologia está intimamente liga à feitura de um bom vinho e ter um ou mais enólogos tornou-se indispensável para as adegas, cooperativas, “quintas”, casas (...)
-
Segundo estimativas mais recentes de especialistas existem mais de 5000 variedades de uvas e as mesmas definem-se através dos mais diversos critérios como aroma, cor, sabor, textura, taninos e teor alcoólico.
Para além da classificação clássica de uvas brancas e uvas pretas pode-se dividir a variedade das uvas com base na definição de Vitis Vinifera, comum no velho continente, e Vitis Labrusca com origem no Canadá e nos Estados Unidos.
Apesar das características próprias serem a principal forma de (...)
-
Nos anos ´80 e especialmente nos anos ´90 do século XX, houve um acréscimo significativo de consciência ecológica e os ambientalistas, agricultura biológica, partidos ecologistas, entre outros passaram a estar na moda em todo o mundo. Com efeito, em termos comerciais, criou-se um nicho de mercado pois a procura é crescente e, apesar de na agricultura biológica os preços praticados serem superiores aos preços estabelecidos nas grandes superfícies e mesmo nos estabelecimentos de pequena e média (...)
-
O vinho vintage na sua origem designava vinho de um determinado ano, ou pelo menos com castas quase exclusivamente de um determinado ano. Mais recentemente se tem generalizado uma nova ideia associada ao vinho vintage como vinho bastante amadurecido (velho) ou vinho de extrema qualidade – este erro comum deve-se em parte ao vinho do Porto.
As empresas produtoras de vinho do Porto rotulam de vinho Vintage, vinho de Porto de excepcional qualidade em anos em que houve condições extraordinárias (...)
-
Ao contrário de outros produtos comerciais, mesmo em estado líquido, no caso do vinho o recipiente onde o mesmo é armazenado e servido não é acessório – muitas vezes pode ser a diferença entre uma boa ou má experiência no mundo dos vinhos.
Nas garrafas é preciso não esquecer que a maneira como se veda a garrafa tem a sua relevância pois está provado que a rolha de cortiça é o melhor vedante do vinho e é bastante mais ecológico que os vedantes de alumínio ou de plástico.
À parte disso há cada vez mais (...)
-
No processo da feitura do vinho sobressai naturalmente o processo de fermentação. O processo de fermentação pode ser definido como o processo pelo qual a levedura converte o açúcar presente na fruta em dióxido de carbono e álcool. Em seguida o dióxido de carbono (CO2) desvanece-se pelo ar ficando o desejado vinho, embora este preciso ainda de alguns “retoques” até ser armazenado e posteriormente comercializado ou consumido, localmente, pelos próprios produtores.
O processo de criação de vinhos é uma (...)