Regiões e Classificação dos vinhos franceses



PÀGINAS :

Outras regiões estandarte do vinho em França são o Bourgogne, Champagne ou Alsácia.

Na região de Bourgogne (Burgundy, que significa encarnado) é onde se produz alguns dos mais reputados vinhos tintos franceses como Beaujolais e Chablis. Situada na zona Este de França, a sul de Paris, apresenta algumas das castas com maior qualidade de França como é o caso da variedade de uvas de Pinot Noir (vinhos tintos), Chardonnay (vinhos brancos) e Gamay, tirando partido das condições específicas desta região vitivinícola – clima continental com Invernos rigorosos e Verões quentes.

Na região de Champagne produzem-se os mais famosos espumantes do mundo e só os vinhos espumantes produzidos nesta região de vinho, situada a 200 km a noroeste de Paris, podem receber o nome de Champagne (Champanhe). É a Dom Pérignon que se deve a criação deste tipo de vinho e ele abriu caminho a Champanhes como Veuve Clicquot, Pommery ou Dom Pérignon. Os vinhos brancos com bolhas de Champanhe são peça central de muitas festividades e comemorações ao longo do mundo.
Também na Alsácia existem vinhos de referência, especialmente brancos, nesta região tantas vezes disputados por alemães e franceses não admirando por isso que tenham características idênticas aos vinhos germânicos. Esta região vitivinícola, enquadrada a Oeste pelas montanhas Vosges e a Este pelo rio Reno e Alemanha, oferece alguns dos mais populares vinhos brancos como: o vinho seco Riesling, o aromático vinho Gewurztraminer,o abundante Pinot Blanc ou o refrescante Muscat d´Alsace (Moscatel da Alsácia).
Também as regiões vitivinícolas do Vale de Loire, com os seus vinhos brancos com grande acidez, baseados na casta de Chenin Blanc, acidez que também se encontra nos vinhos rosé dessa região, e a região Côtes du Rhône com os seus prestegiados vinhos tintos granjeiam prestigio em todo o mundo.
No que concerne às classificações dos vinhos franceses, a denominação mais relevante é a Denominação de Origem Controlada (A.O.C em francês). O Sistema de Apellation d´Origine Contrôlée é a referência máxima no controlo da qualidade em termos geográficos em França, quem regula e outorga o estatuto de A.O.C. é o Institut National dês Appellations d´Origine e actualmente há mais de 300 vinhos com esse estatuto como o Alsace Grand Cru, Bordeaux, Saint-Émilion, Médoc, Bourgogne Grand Ordinaire,Côthes du Rhône entre muitos outros. Estes vinhos estão sujeitos a regrasmuito rígidas relativamente a métodos de produção e crescimento, teor alcoólico, variedade das castas, localização, etc.
Num segundo patamar de qualidade e relevância aparecem os (A.O.V.D.Q.S. em francês). Os vinhos de Apellation d´Origine Vin de Qualité Supérieure também têm regras próprias e são detentores de grande qualidade.
Depois noutro estrato de qualidade aparecem os vinhos regionais (Vin de Pays) mais apropriados para consumo do dia-a-dia, têm regras menos rígidas e cada região de vinho com Vin de Pays pode ter mais de 100 denominações diferentes para este tipo de vinho.
Os mais abundantes vinhos franceses são os vinhos de mesa que não podem ser comercializados com a referência a qualquer denominação, apenas lhes é reservado a menção “Vin de France”.



PÀGINAS :
Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0