Merlot



PÀGINAS :

O vinho tinto Merlot é um dos mais bem sucedidos do mundo e por isso para além das regiões francesas de Bordeaux e Medoc já citadas, que representam o núcleo duro da produção do vinho Merlot, podemos encontrar a uva Merlot, no noroeste italiano, em quase toda a Europa Ocidental assim como em novos mercados como na Califórnia, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e em grande força no sub-continente sul-americano em países com o Chile, Argentina ou Uruguai. À semelhança da região francesa, também na Califórnia, a casta Merlot era usada como variedade de mistura para suavizar o Cabernet Sauvignon, mas também em solo norte-americano ganhou protagonismo próprio como variedade única e as vinhas de Merlot ocupam já mais de 20.000 hectares no estado californiano.

Dada a sua popularidade, sendo mesma a terceira variedade de uvas de vinho tinto mais plantada em França, o vinho tinto Merlot tem várias designações à volta do mundo como: Seme dou Flube, Bigney Rouge, Merlau, Medoc Noir, Langon , Plant Medoc, Vitraille ou Saint-Macaire, entre outras designações.

Merlot é muito versátil e serve tanto para consumo no quotidiano como para eventos especiais e embora um Chateau Petrus possa custar mais de mil euros, os vinhos tintos Merlot não se caracterizam por ser muito caros tendo em conta a sua qualidade e excelência.

O vinho tinto Merlot apresenta um sabor a frutas como groselha, ameixa e cereja. Em vinhos Merlot com estágios breves em madeira de carvalho podemos encontrar ainda sabores a coco ou baunilha. Em estágios em madeira de carvalho mais intensos podemos encontrar sabores de carvalho, alcatrão e fumo.

Mas noutras variedades do versátil vinho tinto Merlot como a variedade floral podem-se encontrar sabor a rosas e violetas ou ainda os velhos Merlots que apresentam notas de terra, café, cigarros, cogumelos e couro. O vinho tinto Merlot, especialmente o vinho francês, combina perfeitamente bem com pratos de carne, comida grelhada e pratos de queijo. Infelizmente o vinho tinto Merlot não tem capacidade de envelhecimento de outros vinhos e portanto os vinhos Merlot comercializados, por regra, são relativamente novos.


PÀGINAS :
Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0