As Uvas Sultanina



As uvas Sultanina, Sultanine ou Sultana tiveram a sua origem na Turquia, mais precisamente na região de Anatólia ou então na Pérsia Antiga, onde actualmente se situa o Irão, descendendo da espécie Vitis Vinífera – que tem a sua génese na Europa. Foi transportada da Turquia para a Grécia e a partir daí foi espalhada um pouco por todo o mundo dada a capacidade dos gregos de florescer e comercializar qualquer produto. O seu nome está relacionado com a sua origem na actual Turquia, império Otomano – Sultana, ou Sultanina, são as mulheres, odaliscas ou filhas do Sultão – governador muçulmano com grande poder e autoridade ou então poderoso governador de Província num Califado.

A palavra Sultão foi primeiramente utilizada por Murad I, que se auto-proclamou sultão nos finais do século XIV.

Também se designa de Sultana, o fruto seco oriundo destas variedades de uvas, uma espécie de passas normalmente douradas muito populares em países anglo-saxónicos como Reino Unido e Estados Unidos sendo utilizados num sem número de receitas culinárias mas também como “snack”.

Nos Estados Unidos da América, a variedade de uvas Sultana é conhecida por Thompson Seedless pois foi o britânico vitivinicultor William Thompson que, em 1872, introduziu a variedade de uvas sem grainhas no estado da Califórnia. As uvas Sultaninas são um caso sério de popularidade nos Estados Unidos e são um retumbante êxito quer ao nível comercial, quer ao nível de notoriedade.

Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0