Vinho Verde



PÀGINAS :

O vinho verde tem um enquadramento e características próprias no panorama vitivinícola mundial e isso deve-se às especificidades próprias do clima, solo, castas e métodos de produção da Região Demarcada do Vinho Verde. O vinho verde apresenta um sabor “vivido” e elegante, caracterizando-se pela sua frescura e pelo seu carácter frutado – tem grandes propriedades digestivas.

O vinho verde deve ser servido fresco e combina bem com entradas e pratos “leves”, como pratos de marisco, peixe e carnes brancas, havendo mesmo quem o experimente com carnes vermelhas mas para esse tipo de ementas há outro tipo de vinhos com mais potencial. O vinho verde é um vinho extremamente agradável de ser beber em épocas estivais e/ou durante dias quentes e abafados –a sua frescura e a sua leveza adequa-se perfeitamente às exigências e contingências dos dias mais quentes.

Este vinho de nível médio-baixo de álcool é cada vez mais um produto de exportação português, com grande nível de aceitação na América e Europa Central e Ilhas Britânicas. O maior consumidor de vinho verde no estrangeiro é o Estados Unidos, mas também os países europeus mais desenvolvidos da Europa como a Alemnha, França ou Reino Unido são apreciadores deste néctar. Países como Canadá e Brasil também têm aumentado o seu consumo de vinho verde.
Os vinhos verdes são produzidos a partir de inúmeras castas mas aqueles com mais destaque pela qualidade que conferem ao vinho verde são: Trajadura, Avesso (normalmente utilizada para a produção de vinhos espumantes), Loureiro e Alvarinho. O vinho Alvarinho é de longe o vinho verde com maior notoriedade e popularidade. O vinho verde Alvarinho tem um cor dourada e um grau de acidez elevado, até comparado com outros vinhos verdes. A casta Alvarinho é apenas produzida na sub-região de Monção e é a casta única do vinho Alvarinho. O vinho Alvarinho tem sabores ricos e complexos e uma personalidade claramente frutada.

Ao contrário de outros vinhos verdes envelhece melhor e à medida que for envelhecendo o carácter frutado intensifica-se mais. Devendo ser servido fresco e jovem, este vinho pode atingir 14% de teor alcoólico e tendencialmente apresenta aromas a mel e frutos secos, com sabor a maçã verde ou pessêgo. O vinho verde Alvarinho, em particular, e os vinhos verdes portugueses em geral tiram partido do clima próprio da região – clima húmido, mas com temperaturas suaves e com baixa amplitude térmica conforme o típico clima atlântico do Noroeste português e para além do clima, as técnicas e processos aprimorados durante centenas de anos tornam o vinho verde, um vinho especial e diferente.


PÀGINAS :
Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0