Vinho da Espanha



Actualmente o vinho espanhol é caracterizado e associado a vinhos jovens, frutados e frescos e vai-se perdendo a ideia, internacionalmente, que vinho espanhol é sinónimo de vinhos tintos baratos, de qualidade mediana e com baixo grau de complexidade.
A Espanha tem cerca de 52 regiões de vinho designadas e algumas das regiões mais importantes são: Rioja, Rueda, Somomtano, Navarra, La Mancha , Málaga,Jerez entre outras…

A região vinícola de Rioja situa-se no Nordeste espanhol e a região mais famosa de vinhos de mesa de Espanha. Nesta região dominam os vinhos tintos, com destaque para os vinhos tintos maduros embora também se possam encontrar vinhos rosé, vinhos brancos envelhecidos em barris e vinhos “jovens”. Esta região de vinho caracteriza-se por pequenas vinhas de pequenos e médios produtores que ascendem a mais de 14.000. O vinho de excelência produzido é o vinho tinto maduro das castas Tempranillo e Garnacha. É comum destilarias e/ou cooperativas misturarem colheitas de diversos produtores na produção do vinho.

Sommotano, situa-se em Aragão e o facto de ficar enquadrada nos sopés dos Pirinéus e de ficar no ponto intermédio entre Oceano Atlântico e Mar Mediterrâneo resulta num clima chuvoso nas estações mais frias e num clima muito quente e abafado no Verão. È mais conhecida pelas variedades de uvas pretas Moristel e Garnacha e Viura e Alcanon no que diz respeito ao vinho branco.

Valpenas, a sudeste da região de La Mancha , produz vinhos tintos maduros leves embora com grande volume de álcool a partir das castas Tempranillo, Tintorera e Monastrel – são vinhos bastante frutados e com forte presença de baunilha.

Mas comummente associa-se um tipo de vinho a uma região de Espanha,embora a riqueza ao nível de castas e de estilos por toda a Espanha seja uma realidade. Ainda assim, Rioja é associada aos vinhos Tempranillo, Penedes aos vinhos espumantes “Cava”, Priorat aos vinhos Garnacha, Ribeiro del Duero para diversas misturas com Tempranillo e Jerez faz lembrar o Xerez.

Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0