Vinho da Nova Zelândia



Actualmente a Nova Zelândia apresenta cerca de quatro centenas de destilarias e a produção vitivinícola já ocupa cerca de 15.000 hectares em toda a Nova Zelândia espalhada pelas 10 regiões vinícolas neozelandesas, a saber: Central Otago, Marlborough, Nelson, Wellington, Auckland, Northland, Gisborne, Waikato/Bay of Plenty, Hawke´s Bay e Canterbury/Waipara. Segundo dados de 2009, a Nova Zelândia é o vigésimo maior produtor de vinho mundial com uma produção anual de 205 milhões de litros.

As castas na Nova Zelândia são maioritariamente plantadas em vales secos aluviais em Marlborough e Canterbury. Os sedimentos depositados nesses solos oriundos de rochas e areias das cadeias montanhosas neozelandesas ajudam a criar condições ricas e favoráveis para certas castas – reflectindo-se nos vinhos. O clima marítimo da Nova Zelândia possibilita um clima ameno pois apresenta Verões temperados e Invernos pouco rigorosos, embora tenha grandes variações climatéricas ao longo dia na dialéctica dia/noite.

A Nova Zelândia ganha cada vez mais reputação a nível mundial como produtor vinhos de excelência e à cabeça aparecem os Sauvignon Blancs neozelandeses rotulados como dos melhores do mundo por alguns críticos graças à produção desse vinho na principal região vinícola do pais,em Marlborough – os solos aluviais secos, noites frias, fracas chuvas no Outono, muito sol e know-how que permitem produzir não só reputados Sauvignon Blancs, como vinhos Chardonnays, Rieslings e vinhos espumantes. O típico vinho branco seco com traços distintivo a ervas na fresca região de Malborough, na Nova Zelândia, o vinho Sauvignon Blanc atinge o seu estado supremo com sabores a frutos tropicais e groselha.

Apesar de não ter a mesma fama e sucesso comercial que os vinhos brancos, também são produzidos vinhos tintos na Nova Zelândia, normalmente através de mistura de diversas castas com destaque para Cabernet Sauvignon, Pinot Noir e Merlot. E mesmo os vinhos espumantes de “Methode Tradionelle” têm ganho reputação por estas bandas com marcas como Lindauer ou Pelorus.

Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0