Historia do vinho da Austrália



Segundo dados do “Wine Institute”, em 2009, a Austrália é o sexto maior produtor mundial, com uma produção a rondar os 1.200 milhões litros anuais.

De acordo com registos existentes, as primeiras vinhas na Austrália foram produzidas, em 1788, perto da Ponte da Baía de Sydney – contudo estas não resistiram ao calor e humidade e é comummente aceite que foi John Macarthur a plantar a primeira vinho com carácter comercial no início do século XIX. As principais castas da altura eram Cabernet Sauvignon, Pinot Gris, Frontignac,Gouais entre outras. Em meados do século XIX é realizada a primeira exportação para o Reino Unido. Na segunda metade do século XIX, à semelhança de outros produtores mundiais também a Austrália foi afectada pela Filoxera mas uma quarentena aperta e medidas restritivas impediram que a praga se alastra-se ao sul da Austrália e em termos comerciais a Austrália foi claramente beneficiada por esse facto.

Durante a Segunda Grande Guerra,o consumo de vinho teve um grande aumento devido à demanda por parte dos exércitos australianos e norte-americanos e nessa altura os vinhos australianos eram essencialmente vinhos fortificados doces, mas nos últimos 40 anos tudo mudou o palato australiano alterou-se e houve mudança de gostos e uma clara procura pelos vinhos tintos secos e mais recentemente pelos vinhos brancos. De notar que foi em 1951 que Max Schubert criou o primeiro Vintage de Grange – o clássico vinho tinto seco australiano.

Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0