Vinho Vintage



PÀGINAS :

Mas se o vinho vintage - devido ao sucesso, popularidade e elevado grau de excelência do Vinho do Porto Vintage tem sido comummente associado a este tipo de Vinho do Porto - em termos rigorosos e técnicos, vinho vintage é todo e aquele vinho que é o produto acabado de uma determinada colheita, de um determinado ano podendo ser esse vinho vintage produzido através de uma só casta ou como resultado da mistura de diversas castas.

O vinho vintage está intimamente ligado à qualidade e também ao preço que é comercializado e por isso os produtores de vinho mais reputados não rotulam um determinado ano de vintage se esse ano não tiver sido fora de série em termos de clima, amadurecimento das uvas, equilíbrio entre castas (no caso de vinhos com castas misturadas), etc. Um ano vintage de um vinho do Porto, de um Campanhe ou Bordeaux, por exemplo significa que o Porto, Champanhe ou Bordeaux desse ano é o “crème de la crème” desses vinhos não tendo comparação com outros produtos ligados a esses vinhos. Os vinhos vintage são vinhos de enorme cobiça em todo o mundo e podem atingir preços astronómicos, sendo comummente mais que uma bebida, um objecto de colecção,um objecto de culto de produtores, coleccionadores, enólogos, nobres, famílias reais, pessoas ricas, investidores ou simplesmente apreciadores de bom vinho.

Por norma, um vinho vintage é guardado por bastante tempo porque o amadurecimento/envelhecimento desses vinhos releva e aumenta o potencial do vinho e numa última análise permite aos produtores e comerciantes rentabilizar o produto e assim aumentar consideravelmente o preço de venda ao público.

É claro que o clima, o tempo, o contextos de colheitas e os critérios de selecção não são uniformes e tipificados e por isso num determinado região pode ser ano vintage e noutra não – mesmo sendo regiões vitivinícolas do mesmo país.

Por exemplo, não há um ano vintage relativamente ao Champanhe desde 2005, relativamente ao vinho tinto Bordeaux 2009 e 2010 foram anos esplêndidos, também o ano de 2009 foi um ano excelente para os vinhos tintos e brancos de Burgundy (Borgonha) mas já no Vale do Ródano e na Alsácia, o ano de 2007 foi ainda melhor.


PÀGINAS :
Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0