Vinho Orgânico



PÀGINAS :

Um “vinho orgânico” é um vinho com 95 por cento ou mais de ingredientes orgânicos, embora possa apresentar taxas residuais de óxido de enxofre. Um “vinho feito a partir de castas orgânicas”, tem pelo menos 70 por cento de ingredientes orgânicos e muito provavelmente tem óxido de enxofre incluído. Depois há todo um conjunto de cuidados a ter antes de comercializar um vinho, nomeadamente a colheita deve ser realizada utilizando contentores limpos, contentores esses que devem ser em madeira, metal em esmalte ou plásticos bio-degradáveis. E no que concerne ao transporte e armazenamento deve-se utilizar tanques e barris de madeira e aço inoxidável.

Os benefícios da comercialização do vinho orgânico são óbvios pois além de promover um vinho mais saudável e saboroso por não incluir aditivos e químicos na sua constituição, o facto de ser um vinho “ecológico” responde a uma necessidade e uma procura real e crescente por parte de muitas, que anseiam consumir comidas e bebidas saudáveis, naturais e que possibilitem um uso sustentável dos solos – numa palavra procuram produtos “amigos do ambiente” e estes vinhos orgânicos, à semelhança de outros produtos biológicos já se encontram não só nas lojas da especialidade mas também desde o início do século nas prateleiras dos mais diferentes estabelecimentos comerciais ligados à alimentação e distribuição e o potencial deste sector do mercado é enorme.

Dentro do processo de feitura de um vinho orgânico, pode-se acrescer o processo de biodinâmica, os vinhos biodinâmicos e a vitivinicultura biodinâmica é considerada muitas vezes uma forma superior da vitivinicultura orgânica e procura acima de tudo que a produção vitivinícola seja auto-suficiente em termos ecológicos e que se enquadre e se integre no contexto natural das vinhas.

No campo dos vinhos orgânicos, a França, país por si já a maior referência vitivinícola do mundo, tomou a liderança e pode-se encontrar sublimes vinhos orgânicos (“vin organique”, na língua francesa) de Cabernet Sauvignon, Merlot, Shiraz, Pinot Noir, Chardonnay, Champanhe e até Bordeaux.

E em França, há ainda um tipo de vinho mais saudável e mais ecologicamente amigável do que o vinho orgânico – é o vinho natural (“vin naturel”), que não só advém de variedade de uvas que se desenvolvem segundo processos orgânicos como o vinho é feito de forma o mais natural possível e definitivamente livre de quaisquer aditivos. Tendo em conta a difusão de vinhos “ecológicos” ou supostamente “ecológicos”, com as mais diversas designações é de esperar que a curto-médio prazo a designação de vinho orgânico seja regulamentada ao nível da União Europeia.


PÀGINAS :
Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0