Variedade da Uva



PÀGINAS :

Segundo estimativas mais recentes de especialistas existem mais de 5000 variedades de uvas e as mesmas definem-se através dos mais diversos critérios como aroma, cor, sabor, textura, taninos e teor alcoólico.

Para além da classificação clássica de uvas brancas e uvas pretas pode-se dividir a variedade das uvas com base na definição de Vitis Vinifera, comum no velho continente, e Vitis Labrusca com origem no Canadá e nos Estados Unidos.

Apesar das características próprias serem a principal forma de qualificar o tipo de uvas/vinho há certos sítios em que isso não acontece como é o caso de regiões de vinho famosas como Bordeaux, Champagne, Rioja, Chianti, etc.. – embora a tendência crescente seja a de dar o nome da variedade das uvas.

Nas numerosas variedades de uva existentes há um conjunto de elite que se destaca em relação às outras, a saber:

- as uvas pretas Barbera, são plantadas comummente em Itália, terra de origem, mas também noutras latitudes como na costa Oeste dos Estados Unidos. A partir destas uvas produz-se, por exemplo, os vinhos Barbera d´Asti, Barbera di Monferato e Barbera di Alba. O vinho das uvas Barbera distingue-se de outros vinhos famosos de Itália devido à sua elevada acidez. Com um sabor a frutos silvestres, o vinho Barbera é um vinho encorpado e de cor vermelha rubi. A região típica destas uvas é na região italiana de Piedmont onde há 8 séculos se começou a plantar este tipo de uvas.

- Cabernet Franc, as uvas Cabernet Franc podem ser usadas no vinho Bordeaux de modo a dar a ajustar o sabor desse vinho, mas as uvas Cabernet Franc também estão presentes nos vinhos Breton, Bouchy ou Bouchet. Mas estas uvas funcionam acima de tudo como aditivos para ajustar o saber e dar mais “corpo” ao vinho e por isso normalmente em pequenas quantidades é misturada com outras variedades de uvas.

- Cabernet Sauvignon, com as uvas desta variedade produz-se os vinhos homónimos com sabor a bagas e cedro, apresenta uma cor avermelhada e um sabor intenso. Para além destas uvas serem usadas no vinho Bordeaux este tipo de uvas favorecem o envelhecimento dos vinhos pois tem alto teor de taninos.


PÀGINAS :
Mapa do site | Acompanhar a vida do site RSS 2.0